APRESENTAÇÃO
Sobre o Programa e o IV Colóquio

O foco consiste em explorar como os diferentes enfoques, oriundos das diversas disciplinas acadêmicas envolvidas, podem se articular para propiciar uma visão mais abrangente dos processos da cognição e das funcionalidades das linguagens. Nosso programa inclui profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento (Tecnologias da Comunicação, Educação, Letras, Psicologia, Filosofia, Direito, Física, Biologia, Agronomia, Sociologia e Artes). Todos, entretanto, têm um dado fundamental em comum: uma abertura para o diálogo interdisciplinar. Nosso desafio é o de pôr em contato essas diferentes abordagens para produzir um conhecimento mais vasto, mais profundo, mais fértil e mais útil socialmente do que o restrito conhecimento especializado, a respeito da cognição e da linguagem, tal como figuram em nossas duas linhas de pesquisa.
Como em outros programas interdisciplinares de nosso Comitê de Área, nossa proposta visa a atender a uma demanda crescente na área de formação de professores da educação básica, profissional e superior, haja vista que, desde 1999, de um total de 146 egressos do mestrado, 91% atuam ou migraram para estes campos profissionais.
Desta forma, acreditamos estar capacitando-os a responder aos desafios relacionados à gestão e ao ensino nestas áreas, presencial e à distância; bem como ao planejamento e à utilização destes conhecimentos interdisciplinares, por meio das múltiplas mídias, canais de comunicação e interatividade da cognição e linguagem.
PGCL UENF ANINTER Capes IF Faperj Fundenor