Sobre o Programa e o Colóquio

O foco consiste em explorar como os diferentes enfoques, oriundos das diversas disciplinas acadêmicas envolvidas, podem se articular para propiciar uma visão mais abrangente dos processos da cognição e das funcionalidades das linguagens. Nosso programa inclui profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento (Tecnologias da Comunicação, Educação, Letras, Psicologia, Filosofia, Direito, Física, Biologia, Agronomia, Sociologia e Artes). Todos, entretanto, têm um dado fundamental em comum: uma abertura para o diálogo interdisciplinar. Nosso desafio é o de pôr em contato essas diferentes abordagens para produzir um conhecimento mais vasto, mais profundo, mais fértil e mais útil socialmente do que o restrito conhecimento especializado, a respeito da cognição e da linguagem, tal como figuram em nossas duas linhas de pesquisa.
Como em outros programas interdisciplinares de nosso Comitê de Área, nossa proposta visa a atender a uma demanda crescente na área de formação de professores da educação básica, profissional e superior, haja vista que, desde 1999, de um total de 146 egressos do mestrado, 91% atuam ou migraram para estes campos profissionais.
Desta forma, acreditamos estar capacitando-os a responder aos desafios relacionados à gestão e ao ensino nestas áreas, presencial e à distância; bem como ao planejamento e à utilização destes conhecimentos interdisciplinares, por meio das múltiplas mídias, canais de comunicação e interatividade da cognição e linguagem.
A História dos Colóquios

O I Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem (CICL), realizado em 2004, reuniu, além de pesquisadores do Programa Stricto sensu de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL), professores de diversas Universidades, dentre elas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade Federal Fluminense (UFF) em conferências, mesas-redondas e comunicações orais, abordando a temática “Sujeito e Representação”.
O II CICL ocorreu em 2006, com a temática “Pensamento e Linguagem”, reunindo novamente pesquisadores do Programa e de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e a Universidade Estácio de Sá de Campos (UNESA). Além disso, contou com diversas autoridades, em destaque, a ilustre presença do Dr. Eduardo Mattos Portella, ex-ministro da Educação e atual membro da Academia Brasileira de Letras.
O III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem (CICL), que se realizará entre 10 e 12 de dezembro de 2012, busca, mais uma vez, ser um espaço de amplas discussões, tendo como tema: “Pensamento, cultura e tecnologia”. O evento, assim como os anteriores, tem por objetivo promover uma reflexão em torno da multiplicidade de conteúdos sobre os quais se estruturam as linhas e os projetos de pesquisa do Programa. Será mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos interdisciplinares em Psicologia, Psicanálise, Ciências Cognitivas, Teoria da Arte, Educação Artística, Filosofia da Linguagem, Hermenêutica, Filosofia da Cultura, Teoria da Comunicação, Semiótica, Teorias da Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Cibercultura, Ciberespaço e Sociedade em Rede.
Acontecerá também dentro do Colóquio

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia Cognitiva – NEPENC/LCL/CCH/IUENF, privilegiando a interdisciplinaridade, dedica-se, desde 2005, às atividades de pesquisa, ensino e de divulgação das neurociências.

Colaborando com o III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, o V Ciclo de Debates do NEPENC expõe em mesa redonda e palestras, os mais recentes achados neuropsicológicos cognitivos acerca da importância dos estados de sono e de sonho no desenvolvimento e na manutenção da memória e da aprendizagem.

Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Para realizar sua inscrição nele clique aqui.

IMPORTANTE: O pagamento de uma mesma inscrição serve para os dois evento, ou seja, NÃO SERÁ NECESSÁRIO pagar duas inscrições para quem participará dos dois eventos.